Pequenas bolsas de gordura nas pálpebras podem indicar problemas de colesterol

Por Portal Opinião Pública 22/11/2024 - 14:39 hs
Foto: Divulgação

As pequenas bolsas de gordura que surgem na região da pálpebra, logo abaixo da superfície da pele, conhecidas como xantelasma, são inofensivas, não contagiosas e não causam problemas graves, porém elas são um sinal de que há algo muito além da estética.

De acordo com o dermatologista Antonio Lui, do hospital Santa Casa de Mauá, em cerca de 50% dos casos, o xantelasma é um indicador de que há altos níveis de colesterol ou triglicerídeos no sangue. Entretanto, pode também estar associado a algum distúrbio hereditário do metabolismo ou a doenças hepáticas. “A maior parte dos pacientes afetados é do sexo feminino a partir dos 40 anos e é muito raro ocorrer em crianças e adolescentes”, explica.

O xantelasma não apresenta sintomas, mas pode dificultar o movimento da pálpebra e dos olhos se crescer muito, além de afetar a autoestima e a estética. Desta forma, a recomendação é para que as bolsas de gordura sejam retiradas, já que o crescimento é progressivo.

O tratamento para remoção das bolsas de gordura é minimamente invasivo e deve ser indicado e realizado por um dermatologista. Ele pode envolver peeling, pequenas cirurgias com anestesia local e outros procedimentos com a aplicação de ácidos ou laser. Quanto antes forem removidas, menores as chances de ficar marca ou cicatriz.

Vale ressaltar que as bolsas de gordura não desaparecem sozinhas e não devem, em hipótese alguma, serem estouradas ou espremidas. “Também é importante alertar para que o paciente não faça uso de medicamentos por conta própria, sem a indicação médica, já que produtos inadequados podem queimar a pele e, até, comprometer a visão. Somente o dermatologista pode orientar o tratamento adequado”, orienta o dermatologista Antonio Lui.

Mesmo com a remoção, o xantelasma pode voltar, caso os níveis de colesterol não sejam normalizados. É fundamental saber que pacientes com xantelasma têm mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, independentemente do nível do colesterol. Portanto, a recomendação é para que o paciente também busque um especialista para investigação e tratamento.

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1.374 - Vila Assis - Mauá – tel. (11) 2198-8300.